Numismática e Colecionismo

Há uma série de curiosidades que os numismatas cultivam.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Mexicana 1959

Postado por Moedas Antigas Petrini às 17:29 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Assinar: Comentários (Atom)

Alexandre O Grande

Alexandre O Grande
323 anos antes de Cristo (B.C)

História da Moeda e a Numismática.

Por moeda entende-se as peças metálicas mandadas cunhar por uma autoridade para servir de dinheiro, ou seja, para que com ela possam se executar transações comerciais e pagamentos de dívidas.

As moedas metálicas surgiram por volta de 2000 a.C., mas, como não existia um padrão e nem eram certificadas, era necessário pesá-las antes das transações e verificar a sua autenticidade. Só por volta do século VII a.C. é que se procedeu à cunhagem das moedas. Foi a partir do dracma de Atenas que se difundiu por todo o mundo a moeda metálica.

A pratica de colhecionadores de moedas é chamada de Numismática e Colecionismo.

Distingue-se numismática do colecionismo uma vez que a primeira trata do estudo das moedas, ao passo que o colecionismo está mais relacionado à posse das moedas. O uso do termo "numismática" como sinônimo de colecionismo está relacionado ao fato de muitos estudiosos também possuírem coleções particulares, e de colecionadores, por vezes, efetuarem breves pesquisas sobre suas moedas.

Há também de se considerar que no início a numismática se desenvolveu dentro das coleções de museus europeus, e, na falta de informação, dependia inteiramente da análise "palpável" dos exemplares. Por tanto, se fazia necessário possuí-los.

Na atualidade, desenvolveu-se também o conceito de colecionar moedas como forma de investimento, visto que as moedas costumam se valorizar com o passar dos anos e, dessa forma, podem garantir lucro aos “investidores” no momento da revenda. Mesmo a coleção de moedas recentes pode se tornar uma fonte de forte valorização. Há vários casos de moedas recentes valorizarem até 5000% comparado ao valor de face.


Seguidores

Moedas Nacionais e Internacionais

  • ▼  2011 (71)
    • ▼  setembro (1)
      • Mexicana 1959
    • ►  agosto (1)
    • ►  julho (69)

Quem sou eu

Minha foto
Moedas Antigas Petrini
Sou Bióloga, Gestora Ambiental e adoradora da numismática.Aprendendo e ensinando a cada dia.
Ver meu perfil completo

Grega.

Grega.
As primeiras moedas a serem utilizadas foram pelos gregos, pela cidade de Eginia. Até o tempo de Alexandre, não era usado imagens de pessoas reais e sim de divindades e animais.

Tempo da Regência de Cassandro 317-305 a.C

Tempo da Regência de Cassandro 317-305 a.C
Felipe II

Moedas Eróticas da Roma Antiga

Moedas Eróticas da Roma Antiga


Acredita-se que as moedas eróticas encontradas sejam datadas do século I a. C e eram usadas em prostíbulos.
Estas fotos são réplicas (para melhor visualização) das moedas romanas, chamadas de spintria, e eram utilizadas em bordéis em troca de favores sexuais.


Agora vejam as fotos das moedas originais que foram tiradas no museu de Hunterian Collection, em Glasgow, Escócia.

Dracma

Dracma

O Fim Dracma!!!

O Dracma uma das moedas mais antigas do mundo, o que se sabe é que esta moeda esteve em circulação até 2002. Os primeiros dracmas circularam no século III aC e Emporion, a colonia grega de Sant Martí d´Empúries.

Essas moedas eram bastante influenciadas pelas moedas cartaginesas da ilha de Sícilia, que tinham grande prestigío no mundo mediterrâneo. O anverso dos dracmas Empúries tinha o busto da deusa grega Perséfone, filha de Demeter e de Zeus. No reverso, tinha o cavalo a lado Pégaso e a isncrição Emporiton em alfabeto grego.

CURIOSIDADES

Há uma série de curiosidades que os numismatas cultivam. Por exemplo, a serrilha das moedas surgiu porque era frequente, antes disso, raspar a borda das moedas de metais mais nobres (ouro e prata) para juntar esse mesmo metal em pó, diminuindo o diâmetro da moeda e o seu valor no peso (mas não o valor facial) - na gíria numismática este acto de subtrair metal original á moeda é chamada de cerceio. Ainda hoje em vários países do Oriente as moedas são perfuradas para nelas serem enfiados cordões.

Moedas Chinesas

Moedas Chinesas
Tema Espetacular Ltda.. Imagens de tema por imagedepotpro. Tecnologia do Blogger.